O cavalo é um mamífero da ordem dos ungulados e da família dos equídeos, a mesma família dos asnos e das zebras. Todos os sete membros desta família são do gênero, Equus, e podem relacionar-se e produzir híbridos, não férteis, como as mulas. Pertencem à ordem dos perissodáctilos, sendo por isso parentes dos rinocerontes e dos tapires, ou antas.
A denominação para as fêmeas é égua, para os machos não castrados é garanhão, para os cavalos castrados é capão, e para os filhos é potro. A primeira letra do nome de um potro depende do ano do seu nascimento (este ano, 2016, a letra é o M).
Estes animais dependem da velocidade para escapar de predadores e são sociais uma vez que vivem em grupos. Os cavalos usam uma elaborada linguagem corporal para comunicar uns com os outros, que os humanos podem aprender a compreender para melhorar a comunicação com esses animais. o tempo de vida de um cavalo varia entre 25 e 40 anos.
O cavalo teve, durante muito tempo, um papel importante no transporte, trabalhos agrícolas e até meados do século XX eram usados pelo exército nas guerras.
Hoje em dia já só são praticamente usados como forma de lazer e competições de equitação uma vez que tanto os exércitos como os agricultores já possuem outros tipos de transportes e técnicas que passaram a substituir a utilização de cavalos.
Descendente de uma linha evolutiva com cerca de sessenta milhões de anos, numa linhagem que parece ter-se iniciado com o Hyracohterium, um animal com cerca de 40 cm de altura. Os antecessores do cavalo, são originários do norte da América mas extinguiram-se há cerca de cento e vinte mil anos. Os cavalos selvagens originais eram de constituição mais robusta do que as raças que existem na atualidade. Há cinquenta milhões de anos atrás, uma pequena criatura semelhante a uma lebre, possuindo quatro dedos nas patas dianteiras e três em cada pata traseira, corria através de densas e húmidas vegetações rasteiras, alimentando-se de suculentas plantas e pastagens. Pelo fato de poder fugir e esconder-se dos seus destruidores, o pequeno mamífero conseguiu prosperar. Esse animal era o Eohippus, o antecessor do cavalo moderno.
Poucos animais possuem um registro tão antigo e completo como o cavalo.
Sem comentários:
Enviar um comentário