Existem diversos tipos de cores de cavalos:
- Zaino - é uma tonalidade rica e brilhante de castanho. Os cavalos zainos podem ter uma única tonalidade em todo o corpo ou podem ter crina, cauda e patas negras, quando são, propriamente descritos como zainos com pontos negros. Os cavalos dessa pelagem são tidos como muito espertos e são geralmente fortes e bem dispostos.
- Zaino negro - varia de tonalidade desde o zaino até quase o negro e, se houver alguma dúvida quanto à sua pelagem, a melhor maneira de desfazê-la é através do exame de pelos curtos e finos encontrados no focinho. O zaino negro é tido como o cavalo ideal para shows, passeios e caçadas.
- Negro - apesar de ser atraente, muitas pessoas sentem-se predispostas contra ele por causa de sua fama de ser indigno de confiança. Outro motivo para a prevenção, possivelmente, reside no fato de os cavalos negros terem sido sempre usados nos funerais, antes do aparecimento do carro funerário.
- Alazão - pode variar a sua tonalidade entre uma extensa gama de tons castanho-avermelhados. O mais escuro possui um tom quase arroxeado, enquanto que o mais claro é brilhante, possuindo um profundo tom ouro-avermelhado. Podem apresentar crina, cauda e pintas castanhas ou negras, ou ainda, ter crina e cauda cor de palha dourada.
- Lobuno - esta é a tonalidade dos cavalos e asnos pré-históricos. Várias raças mantêm essa pelagem hoje em dia e ela pode ser muito atraente, especialmente se houver pontos negros. O lobuno-dourado possui um tom levemente puxado para o tom de areia, enquanto a pelagem do lobuno-azulado é uma espécie de preto lavado, empalidecido. A maioria dos cavalos lobunos possui uma listra sobre o dorso.
- Tordilho - pode possuir círculos de pelo negro pelo corpo, especialmente na parte traseira, dando-lhe o aspecto de um antigo cavalinho de balanço. Os tordilhos negros têm grande quantidade de pelo negro espalhado pelo corpo, geralmente escurecendo a pelagem. Há tordilhos claros, nos quais o pelo branco predomina sobre o negro, produzindo um efeito quase totalmente branco.
- Baio - o cavalo baio não é muito comum. Um bom baio deve apresentar cauda e crina pretas. Embora sejam atraentes, os baios, como acontece com animais de tonalidade pouco vibrante, não são muito indicados para a equitação em geral.
- Rosilho - é o termo usado para denominar os animais com duas ou mais pelagens misturadas, que podem possuir diversas tonalidades dependendo da proporção dos vários pelos que as compõem. O rosilho avermelhado é constituído por pelo vermelho, amarelo e branco; o rosilho-azulado, por pêlo negro, amarelo e branco; o rosilho-alazão, por pelo castanho, amarelo e branco.
- Overo - os cavalos oveiros podem possuir pêlo branco coberto por manchas negras grandes e irregulares, ou manchas castanhas, escuras ou avermelhadas, sobre um fundo também branco ou manchas de duas ou mais tonalidades presentes sobre o fundo branco. Os animais oveiros são muito procurados pelos circos.
- Branco - os cavalos brancos podem ser tordilhos muito velhos, cuja pelagem tende a embranquecer com a idade, ou albinos, caso em que possuem olhos rosados e pele sem pigmentação. Os cavalos conhecidos como brancos são, de fato, tordilhos na maioria dos casos.
- Palomino ou baio branco - os palominos têm uma coloração dourado-clara, não apresentam marcas no seu pelo e as suas crinas e a cauda são abundantes e soltas, quase brancas. A tonalidade varia de acordo com as estações do ano. A pelagem torna-se mais clara, quase branca, durante o inverno, voltando a aparecer o tom dourado com o renascimento da pelagem de verão.
- Pintado - os cavalos pintados podem possuir manchas de qualquer tonalidade e dispostas da maneira mais variada possível.
Não existem apenas cores de cavalos diversificadas, existem também diversas raças entre elas algumas raças de póneis tais como:
- Árabe
- Quarto de milha
- Puro-sangue inglês
- Andaluz
- Mustangue
- Clydesdale
- Shire
- Percheron
- Lusitano
- Saddlebred Americano
- Garrano
- Frísio
- Gypsy Vanner
- Paint Horse
- Wamblod Holandês
- Akhal-Teke
- American Miniature Horse
- Pónei Shetland
- Cavalo Belga
- Lippizzano
- Fjord
- Cavalo islandês
- Spotted Saddle Horse
- Mangalarga Marchador
- Berbere Horse
- Bashkir Curly
- Trakehner
- Marwari
- Hackney
- Morgan
- Falabella
- Oldemburgo
- Crioulo
- Equus ferus cabballus
- Florida Cracker
- Rocky Mountain
- Pónei Exmoor
- Bretão
- American WarmBlooel
- Missouri Fox Trotter
- Irish Sport Horse
- Camargue
- Anglo-Árabe
- Norman Cob
- Gotland
- POnei dartmoor
- cavalo Carpio
- Cabardino
- Australian Stock Horse
- Murgese
- Cavalo de Passo Peruano
Sem comentários:
Enviar um comentário